Desenvolva sua habilidade de liderar

Muitos podem achar que liderança, no nosso negócio, se mede pelo valor do cheque ou pelo nível atingido na empresa… o que não passa de um mito. Um líder verdadeiro inspira e motiva as pessoas pelo que é, e não pelo que tem. Pela forma que conduz seu negócio e sua equipe, e não pelo quanto ganha no final do mês.

Você não se torna um líder da noite para o dia. Liderança se conquista com o tempo. Liderança também não se impõe. Deve nascer naturalmente, sendo fruto do reconhecimento da sua equipe.

Também não acredito que liderança seja um dom, mas sim uma habilidade, a qual todos possuem condições de desenvolvê-la.

Portanto, para facilitar este desenvolvimento, no meu modo de ver, você deverá ter algumas atitudes, as quais passo a seguir.


1. SEJA HUMILDE
As pessoas possuem visões e propósitos diferentes. Conheça, escute, absorva, filtre, respeite e posicione-se. Um líder pode errar e não é o dono da verdade. Ouça opiniões e reconheça os equívocos. Avalie-se sempre, pois a liderança é um processo constante de construção.

Aprenda, refine seu estilo, adapte-se conforme o ambiente e o cenário que se encontra. Peça ajuda a sua linha ascendente, edifique seus líderes e mentores.

E lembre-se: não confunda humildade com subserviência. Você não deve se diminuir para que seus liderados pareçam maiores, mas sim ajudá-los e inspirá-los a crescerem por seus méritos.

2. SEJA ÉTICO
Não se venda. Seus valores e princípios devem se sobrepor em qualquer contexto. Isso fortalece relacionamentos e é fonte de inspiração. Construindo seu negócio e sua imagem com base na honestidade, honra e ética, ele será eterno! Lembre-se: seu nome é o bem mais precioso que possui. Construí-lo levará tempo, destruí-lo é questão de segundos.

3. ESTEJA EM CONTATO CONSTANTE COM SUA EQUIPE
Nunca “suma”. Utilize a internet ao seu favor. As redes sociais e os aplicativos facilitam demais este contato. Diariamente, poste informações relevantes, motive-os, descubra as dificuldades e oriente-os. Envolva-se genuinamente com sua equipe e fomente os relacionamentos. Seu objetivo é formar uma verdadeira família.

4. ORGANIZE SEU NEGÓCIO
Um líder deve ter iniciativa. Assumir a responsabilidade de planejar e organizar eventos, sistema e as atividades da equipe. Não só planejar eventos, como promovê-los, divulgando-os e destacando sua importância.
Também defina metas em conjunto com seu time e objetivos a serem cumpridos.

5. DÊ EXEMPLO
Suas palavras e atitudes devem caminhar lado a lado. Jamais deixe de fazer aquilo que diz e jamais diga aquilo que você não faz.

Comprometa-se e mantenha o foco! Nunca pare de vender e de recrutar novos distribuidores, não falte aos eventos, seja pontual, responsável e correto. Mostrar como faz é muito mais eficiente do que apontar como faz.

Se você não estiver fazendo isso, provavelmente, sua liderança será posta à prova a todo momento. Portanto, seja o distribuidor que você gostaria de ter na sua equipe.

6. RECONHEÇA O FEITO DAS PESSOAS
Valide, reconheça e parabenize as decisões, iniciativas e vitórias. Esta atitude é fundamental para você criar empatia e carisma com as pessoas. As pessoas são movidas a reconhecimento e nada melhor quando o reconhecimento vem de um ser humano que ela admira.

Dê feedbacks e corrija pontos negativos individualmente. Reconheça e elogie os méritos publicamente.

7. DESENVOLVA NOVOS LÍDERES
A formação de novos líderes é fundamental para a alavancagem do seu negócio.

Selecione aqueles membros da sua equipe em que mais percebe potencial, conecte-se fortemente com eles, trazendo-os para perto de você e passe a orientá-los com mais pessoalidade. Potencialize suas qualidades e sugira algumas ações para as fraquezas. Acompanhe-os e, com o passar do tempo, delegue responsabilidades. Naturalmente, saia de cena para que novos líderes brilhem, conduzam as equipes e também formem novos líderes.

8. SEJA POSITIVO
Sorria! Pensar e agir de forma positiva, além de fazer bem, cria um ambiente saudável na equipe e evita que os negativos disseminem sua negatividade sobre os positivos. Jamais reclame da sua equipe ou para sua equipe. Se quiser reclamar ou desabafar, procure seu líder ou mentor.

No entanto, ser positivo não é ser alienado. Tenha coragem para encarar os desafios com hombridade e serenidade, lidar com os problemas, aprender com eles e buscar as soluções. Equilíbrio emocional e o autoconhecimento são palavras-chave nestes momentos.

Sucesso e bons negócios!

Até breve,

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